quinta-feira, 26 de junho de 2008

Desafios


Uma das maiores preocupações da educação não é somente se o aluno vai aprender, entender e aplicar os conhecimentos adquiridos e apreendidos por eles é, também, se o aluno será um Cidadão ético e responsável na nossa sociedade. Há alguns meses atrás um pai me perguntou como eu falo de ética para os alunos se convivemos diariamente com práticas de corrupção e desonestidade?

Para falarmos de ética no contexto histórico que estamos vivenciando atualmente, realmente é mais difícil, e há um desafio, pois precisamos entender como esse mecanismo de corrupção se desenvolver, por que se desenvolve e por que está se perpetuando. Aí entra o papel do professor como agente de mudança, pois devemos levar esses casos de corrupção e abuso de poder para a sala, situando-os de forma histórica e colocando o quanto somos coniventes com o comportamento dos políticos, familiares, empresários, polícia e etc.

Essa seria uma maneira para se trabalhar ética com os alunos, mostrando qual o papel deles diante desse cenário que nós estamos assistindo de camarote. Outro meio é a valorização de atos honestos feitos por eles e exemplos de pessoas que realizam feitos que marcaram a história.

O que sempre tento explicar que ser honesto, ético, cidadão não é marketing tem que ser um comportamento diário, estilo de vida, como comer todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!