quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Quanto?

Quantos sonhos depositamos na nossa caixinha?
Quantos deles foram realizados por ti ou pelo Senhor?
Quantas pessoas ficaram guardadas na lembrança?
Quantas delas você cultivou uma amizade verdadeira?

Quantas vezes você sorriu por sorrir, simplesmente para alegrar o dia de alguém?
Quantas vezes você sorriu esperando algo em troca?
Quantas pessoas você tocou com ternura?
Quantas você tocou por tocar?

Quanto tempo você dedica para conversar com Deus e contar tudo o que aconteceu durante o dia com você?
Quanto tempo você didica para expressar sua gratidão?
Quanto tempo vai demorar para você aprender que perdoar é algo mais precioso que você pode dar a alguém?

Quantas pessoas são amadas por você?

Com sinceridade há alguém que te ama, a Ti e todas as pessoas, Ele dedica todo o seu amor por nós e em todo tempo ele dedica a vida Dele por você e por mim!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Imagem





Menino



Parte só, sem destino.
Vive o medo de cada menino
Não sente as emoções como eu sinto
O que ele acha lindo?

A arma, escopeta, a venda;
Contos de fadas, nem lembra.
Seus heróis são os traficantes
Na escola da favela vai avante.

Parte só, sem destino.
- Anda, anda menino.
- Olha lá na frente
- O sol está tão quente.

Quem vai contar sua história?
- Olha para mim, olha!
Acaba de ver a verdade
Tudo o que faz é maldade.

Parte só, sem destino.
Chora o pequeno menino
O que pra ele era sonho
Para os outros era realidade.

Maldade, que maldade?
- Qual a sua idade?
- Não sou mais menino.
- Choro, choro por meus pequeninos.

Parte só, sem destino.
O homem com um menino
Nasceu e morreu
Nem houve triste Adeus.

- Menino, Menino...
Cadê o homem, menino?
Que homem, memória?
Ninguém vai contar sua história.

Vai acabar na cadeia
Canibais na aldeia
Matam, mas não comem.
Não foi tratado como homem.

Parte só, sem destino.
A vida daquele que não é mais menino
Que vai embora
Quando a bala estoura.
Lara Medeiros Belette

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Final de semana


Olá leitores,


um ótimo final de semana para todos. Descanso para aqueles que trabalham e estudam muito! Paz para os que enfrentam problemas. Alegria para os tristes de coração.

Que Deus abençoe vocês!


Abraços


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sonhos


Os sonhos são sementes que podem ser plantadas em qualquer lugar, até em um chumaço de algodão umedecido. Mas tem o poder de mudar a vida das pessoas. Eles crescem se deixarmos, frutificam se cuidarmos, e daí em diante, não temos mais controle, pois os pássaros chegam perto do sonho e mesmo sem perceber levam uma semente para ser plantada em outro lugar e, mesmo que demore, um sonho-semente pode se transformar em uma floresta.
Vamos deixar a semente do sonho se tornar um lindo bosque!

Bom dia!

Passei para desejar a todos um ótimo final de semana. Logo, logo teremos novidades no blog.

domingo, 12 de outubro de 2008

Árvore das Amizades






Olá pessoal, passei muito tempo sem atualizar meu blog. Eu estava ocupada com um teatro, mas agora confira as novidades. Hoje vou postar um história do Mauricio de Sousa da "Turma da Mônica", eu gosto de forma especial dessa história. Confira a história em três etapas:

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Como uma árvore...

Muitas vezes somos como uma árvore que oferece sombra, descanso, perfume, flores e frutas. E outras vezes necessitamos de uma árvore para descansar, que nesses dias possamos oferecer as pessoas o que temos de melhor e ter humildade para buscar o melhor das outras pessoas!


Foto: Lara Medeiros Belette

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Huancayo, Peru

Quando estamos em contato com outras culturas, podemos perceber o quanto é enriquecedor vivenciar a diversidade. Os costumes, a comida, a maneira de ver o mundo, e como tudo isso influencia na personalidade das pessoas, na maneira de viver e naquilo em que crê.

Nessas férias fui para o Peru, na cidade de Huancayo, foi um tempo gostoso de troca de experiências, mas também de choque de culturas. Conheci algumas escolas, o sistema de ensino, e a estrutura dos colégios.

A cidade, em alguns momentos me lembrava o centro de Campinas e em outros me fazia sentir saudades do Brasil. As praças, na cidade onde fiquei, eram bem cuidadas com jardins, árvores, calçadas, isso foi algo que me surpreendeu como eles cuidam do patrimônio público.

As pessoas que conheci em Huancayo marcaram minha vida, pela simplicidade, dedicação, carinho. Pessoas que não vou esquecer e que fazem parte da minha vida, como amigos, colegas e irmãos.

As fotos mostram um pouco do lugar, dos costumes e da comida. Depois eu conto mais sobre essa viagem!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Desafios


Uma das maiores preocupações da educação não é somente se o aluno vai aprender, entender e aplicar os conhecimentos adquiridos e apreendidos por eles é, também, se o aluno será um Cidadão ético e responsável na nossa sociedade. Há alguns meses atrás um pai me perguntou como eu falo de ética para os alunos se convivemos diariamente com práticas de corrupção e desonestidade?

Para falarmos de ética no contexto histórico que estamos vivenciando atualmente, realmente é mais difícil, e há um desafio, pois precisamos entender como esse mecanismo de corrupção se desenvolver, por que se desenvolve e por que está se perpetuando. Aí entra o papel do professor como agente de mudança, pois devemos levar esses casos de corrupção e abuso de poder para a sala, situando-os de forma histórica e colocando o quanto somos coniventes com o comportamento dos políticos, familiares, empresários, polícia e etc.

Essa seria uma maneira para se trabalhar ética com os alunos, mostrando qual o papel deles diante desse cenário que nós estamos assistindo de camarote. Outro meio é a valorização de atos honestos feitos por eles e exemplos de pessoas que realizam feitos que marcaram a história.

O que sempre tento explicar que ser honesto, ético, cidadão não é marketing tem que ser um comportamento diário, estilo de vida, como comer todos os dias.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Professor


O professor pode ser uma ferramenta que contribui para a mudança de sua sociedade, ele pode fazer e ser a diferença na vida dos seus alunos; pode marcar a vida deles de forma especial, com dedicação, instigando a criatividade, o pensar, levando-os a irem mais longe, aprenderem mais, buscarem mais.

É claro que esse professor deve estar a todo o momento atento aos seus alunos, estudando, buscando informação e formação. Se o professor se acomodar e ficar preso às diretrizes da escola e dos modelos escolares e sociais vigentes, vai ser só mais um na vida dos alunos, talvez até alguém que passou por eles e não fez diferença nenhuma.
É claro que existem professores que se acomodam; que estão estacionados na sala de aula e acreditando que estão fazendo o melhor. São professores que não acreditam neles mesmos e nem nos alunos.
A mudança é lenta, a transformação também. Por isso o professor nunca pode desistir!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Lixo: as toneladas de um problema do mundo moderno

"O lixo é um dos maiores problemas de nossa sociedade. O lixo jogado nas praças, ruas, córregos, rios e aterros, além de deixar a paisagem muito feia, traz uma série de probelmas para o ambiente e para a qualidade de vida: sujeira, mau cheiro, gazes, presença de animais transmissores de doenças, redução da qualidade da água e do ar". (Cidadania Agora, Edson Gabriel Garcia)

Diante dessa constatação, produzi um dinâmica com os alunos nas aulas de ética e cidadania. Um dia anterior a dinâmica a escola guardou todo o lixo produzido pelos alunos. Na sala de aula eu passei um vídeo que está abaixo e depois mostrei tudo o que eles jogam no lixo, comida, bebida, lixo reciclável, etc. Foi um momento de reflexão profunda sobre nossas atitudes e um momento de combinados a serem cumpridos durante toda a vida.

Dados
São Paulo
Produção diária de lixo: 15 mil toneladas
Desse total 5% é reciclado, graças a atuação de catadores.
Apenas 10% do lixo coletado vai para uma usina e é transformado em adubo.
85% são depositados em 2 aterros.

domingo, 8 de junho de 2008

Planejamento



É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!
Quando realizar um planejamento faça as perguntas abaixo:

Sabemos onde estamos? Onde nossos alunos estão?

Sabemos onde queremos chegar?

Sabemos por que precisamos chegar lá?

Queremos chegar lá?

Se você não sabe onde quer chegar não importa o caminho. Então não precisa de planejamento.

Agora, se você sabe...

... onde quer chegar.

Vamos fazer bem, fazendo junto.

Aprender para construir

Construir pra transformar.

Comece agora, faça a sua parte.

Não espere um Super Professor.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ensinar ética?

Quando falamos em aulas de Ética Cristã, pensamos nos valores que a escola quer ensinar para os alunos, valores sólidos que vão acompanhá-los para toda a vida, não na memória, mas nas ações diárias com os familiares, com os amigos, no trabalho e em todos os lugares públicos e sociais que eles possam estar inseridos. Por isso, essa disciplina deve ser planejada de forma que os alunos entendam a importância e a real função dela existir.
Deve haver uma constante reflexão sobre os valores que precisamos trabalhar na escola, sobre as necessidades particulares de cada turma; o trabalho dever ser desenvolvido em conjunto com o SOE, trocando idéias e maneiras para atingir o objetivo.
A aula não pode ser um espelho do que vemos na sociedade hoje: muitas pessoas falam sobre ética, valores, posturas, mas praticam exatamente o contrário do que pregam. Para que isso não aconteça, as ações exemplificadas devem ser reais, os textos que serão discutidos na sala devem mostrar a realidade da nossa sociedade. Todos os valores que trabalharmos com os alunos devem ter uma atividade prática e lúdica que exemplifique o que estão aprendendo e dessa forma tenham oportunidade de desenvolver um conceito e/ ou um valor.
Concluo que a meta das aulas de ética é presenciar a prática do que é aprendido na sala de aula.