Quando falamos em aulas de Ética Cristã, pensamos nos valores que a escola quer ensinar para os alunos, valores sólidos que vão acompanhá-los para toda a vida, não na memória, mas nas ações diárias com os familiares, com os amigos, no trabalho e em todos os lugares públicos e sociais que eles possam estar inseridos. Por isso, essa disciplina deve ser planejada de forma que os alunos entendam a importância e a real função dela existir.
Deve haver uma constante reflexão sobre os valores que precisamos trabalhar na escola, sobre as necessidades particulares de cada turma; o trabalho dever ser desenvolvido em conjunto com o SOE, trocando idéias e maneiras para atingir o objetivo.
A aula não pode ser um espelho do que vemos na sociedade hoje: muitas pessoas falam sobre ética, valores, posturas, mas praticam exatamente o contrário do que pregam. Para que isso não aconteça, as ações exemplificadas devem ser reais, os textos que serão discutidos na sala devem mostrar a realidade da nossa sociedade. Todos os valores que trabalharmos com os alunos devem ter uma atividade prática e lúdica que exemplifique o que estão aprendendo e dessa forma tenham oportunidade de desenvolver um conceito e/ ou um valor.
Concluo que a meta das aulas de ética é presenciar a prática do que é aprendido na sala de aula.
Pessoal vamos deixar comentários....
ResponderExcluirEstou iniciando minha vida profissional em turmas com a disciplina de Ética e cidadania e outras de Sociologia da Educação, gostaria de saber como preperar aulas que chame a atenção dos alunos e eu consiga mostrar a realidade da sociedade em que eles vivem.
ResponderExcluirLuis CArlos
lc.silles@hotmail.com